29/05/2005

Dois meses já lá vão!


Pois é, já passaram dois meses desde que sou a Mãe mais feliz do Mundo!!!
Pois é, já passaram dois meses desde que recebi a minha bebé nos braços...
Pois é, já passaram dois meses desde que comecei a amar com uma força que desconhecia...
Pois é, foi em dois meses que a minha vida se alterou radicalmente, mas em que me sinto totalmente realizada.

Olho para a minha bebé e sorrio recordando fragmentos destes dois meses juntas, muito juntinhas e registo as novidades dos últimos dias: ciclo de sono nocturno já chegou a oito horas (vamos ver se é para repetir ou se se enganou); sorriso aberto quando vê a mama; começa a querer agarrar cada vez mais em tudo o que lhe desperta a atenção; entretém-se com o móbile e os bonecos; novo tamanho de roupa - 3 meses no mínimo... mas há uma coisa em que continua a mesma desde o dia em que nasceu: gosta muito de se sentir perto de mim (e eu dela!).

Amo-te muito, minha bebé!!! Parabéns pelo teu segundo mesinho!

18/05/2005

Notícias


Os dias passam a correr e cadav vez sinto ter menos disponibilidade para vir aqui escrever e manter este espaço actualizado.

O que vale é que é tudo apenas porque adoro todo o tempo que passo com a minha bebé e cada vez usufruímos mais da companhia uma da outra. Brincadeiras mil, sorrisos mil, descobertas mil. Amor mil... e mais mil... e mais mil...

A Maria é uma bebé muito bem disposta. Já se ri MUITO com as nossas brincadeiras e carinhos. E é delicioso ver aquela boquinha linda a abrir-se num rido ainda mais lindo, já muitas vezes acompanhados de sílabas soltas numa vozinha que me enternece.

No passado Domingo o meu pai veio fazer mais umas fotografias à neta e eu fiquei estupefacta quando vi as fotos aqui no computador: a Maria está cada vez mais bonita e com ar de bebé maiorzinho e não recém-nascido! Está um espectáculo! E a mudar as feições novamente... Se há pouco tempo era igualzinha a mim agora já não tenho tanta certeza. Cada vez encontro mais semelhanças também como papá dela... Mas como o papá também é um homem bonito não há problema: a nossa filha está cada vez mais bonita.
Passear na rua com ela é motivo de orgulho para mim porque não há vez em que não me façam parar para a verem melhor porque dizem que é uma bebé muito bonita e perfeitinha.

Hoje fui à farmácia e não resisti a pesá-la lá: 4.900 Kg, ainda que vestida!

O dia está lindo e fomos dar um passeio. Dormiu encostadinha a mim (ia no marsúpio) o tempo todo! E ainda dorme! Quer dizer, começa a fazer umas queixinhas típicas de quem vai acordar a berrar por maminha!

Vou preparar-me...

14/05/2005

As nossas novidades!


Ontem fomos a mais uma consulta com o pediatra para que ele visse o que a minha princesa tem na boca e confirmou o que as mães mais experientes arriscaram como diagnóstico: sapinhos! Tratamento: muitos miminhos e Micostatin.

Além do incómodo que lhe causa a ela também eu estou a sofrer consequências: a pequerrucha passou esta infecção para o meu peito. O que eu pensava ser o peito a gretar afinal é também "sapinhos". Resultado: tenho muita dificuldade em dar mama e também estou a fazer um tratamento com Canesten. Em breve estaremos recuperadas.

De resto, fico muito contente quando toda a gente elogia a beleza da minha filha e me dizem que ela está muito boa. Aliás, pouca gente acredita que ela só tenha um mês e meio quando vêem a atenção que ela dá a tudo, a vitalidade com que nunca pára quieta e o palrar que já tenta fazer. Como eu digo, parece que tenta falar connosco! :)

Estou muito orgulhosa da minha menina e, confesso, de mim própria! Pelos vistos ando a conseguir tratar bem dela! Mesmo com estes pequeninos incómodos que vão surgindo de vez em quando. Estou a amar ser mãe... Aliás, "amar"é um verbo que não chega para expressar o quanto a amo! Nunca me tinha acontecido isto... ;)

De resto, temos tido boas noites. Ainda hoje: mamou quase às dez da noite, adormeceu, acordou um bocadinho (chamo-lhe a birrinha da meia noite) e voltou logo a adormecer até às três e meia. Mamou e mudou a fraldinha e ficou a dormir até... às oito e meia da manhã! Espectáculo, não?

Felizmente as noites têm sido assim. Eu chamo-lhe o 6h + 4h, se bem que hoje foi 5 + 5.

Já acabei o álbum da Maria. Mais de 120 fotografias para ilustrar o primeiro mês de vida! É o que dá ter um pai que também é fotógrafo/artista! Tantas fotografias bonitas que quando chega a hora de escolher é uma chatice! Ainda assim só fotografa a princesa ao fim-de-semana, eheheh. Porque senão... não sei como seria!
Comprei um álbum da Anne Geddes e dei-me ao trabalho de colar as fotografias com "cantos". Assim não estrago as fotografias e fica muito mais bonito. Aliás, adoro álbuns com papel vegetal a proteger as fotografias, como era antigamente. Mesmo as fotografias foram reproduzidas em "mate" ( e não brilho) e têm uma margem branca a fazer de moldura.
Resumindo, gostei muito do resultado final!

Hoje vai ser a minha primeira saída pós-Maria. Vou ver o concerto de um grande amigo. Além disso é uma oportunidade para estar com a madrinha da Maria, que está grávida de 29 semanas e vem de Peniche. Depois conto como foi o concerto. Já sei que vai ser espectacular, claro!

E agora vou para junto da minha bebé, que está a começar a acordar!

12/05/2005

Doentinha


A minha filhota está, ao que parece, com uma estomatite aftosa. Pelo estado em que ela tem a boquinha acredito que dê muito mau estar, mas ela não se queixa... Continua a comer, não tem febre mas tem levado o dia a dormir. Amanhã vamos ao pediatra, com quem já falei hoje por telefone. Sinto um aperto muito grande no coração, de a ver assim.

Mas uma boa novidade: a minha pequerrucha tem dado umas noites óptimas e começou, de um dia para o outro, a fazer um intervalo de seis horas sem comer durante a noite! A qualidade do meu sono melhorou substancialmente, como devem imaginar! E quando acorda mudo a fralda, dou a mama, deito-a na sua caminha e, na maior parte das vezes, ela fica a dormir sem protestar! ;)


07/05/2005

Consulta de Pediatria


Ontem fomos à segunda consulta do pediatra e:

4,160 Kg
54,5 cm

Fiquei muito feliz com isso, demonstra que o meu leitinho é bom e que é suficiente para que ela aumente perfeitamente o que deve aumentar nesta altura. O próprio pediatra foi da opinião que ela estava muito boa, até porque nasceu com um peso baixinho para o comprimento dela!

Pois é, mas nem tudo são rosas: não sei se são cólicas ou birra... acho que é uma mistura. Mas os choros têm hora marcada e costumam durar das 20h até à meia noite, com intervalos pequeninos de sono igualmene pequeninos. Mas hoje está a dormir. Talvez fossem mesmo cólicas, porque, coincidência ou não, comecei hoje a dar-lhe o Colimil. Fiquei a saber pelo pediatra que Colimil é óptimo para as cólicas e o Aero-Om para os gazes.

Não me apetece escrever mais, imponho a mim própria momentos de reflexão...
Começo a achar que preciso de escrever de forma mais privada. Há coisas que não posso deixar aqui... e que quero recordar um dia mais tarde. Ou, pelo menos, que a minha filha tenha oportunidade de ler...

Mas deixo essa decisão para depois. Não vos privarei já das minhas aventuras e desventuras com o meu Sorriso, chamado Maria!

04/05/2005

Momentos que não quero esquecer...


São tantos os momentos que não quero esquecer:

- Uma carinha laroca a "aterrar" na minha mama quando a vê "ao longe". Toca de balançar a cabeça, atirar-se à dita mama e quase acertar no alvo: o mamilo donde ela tira o seu leitinho!

- Um choro de sono; um colinho de mãe; um cd que muito gostamos; encosto a carinha dela à minha; segura-se ao meu cabelo com as duas mãos... Resultado? Adormece...

E chega... tantos outros... mas hoje são estes que me fazem sorrir e chorar de felicidade. Pura felicidade...

Pronto, confesso, nete momento está a berrar na caminha... Um misto de birra e de muitos gazes que estão a incomodá-la. Já chora há dois minutos. O meu coração também, por isso vou "salvá-la" e enchê-la de beijinhos, enquanto avalio a situação e vejo se tem fundamento: ou mimo ou dores... Para os dois procurarei a solução. Mesmo que o pediatra me tenha referido há um mês atrás que o colo que lhes damos para a mama e tratar deles é perfeitamente suficiente. Quero lá saber! Se ela precisa de mais colinho dar-lhe-ei. Umas vezes adormece apenas ao colo mas muitas vezes também adormece sózinha na caminha dela! ;)

Ups... enquanto acabei de escrever calou-se... será que sentiu as ondas do meu Amor?

02/05/2005

Momentos de egoísmo...


Momentos de egoísmo, foi o que foi...

Momentos de egoísmo foi o que foi este silêncio de alguns dias, mas... há alturas em que não me apetece compartilhar o que vivo agora. Sim, eu sei que foi o primeiro mês e o primeiro Dia da Mãe, mas vivi esses momentos especiais para dentro... percebem? A maternidade permite-nos sentir coisas tão bonitas e intensas que nõ é possível colocá-las por palavras! :)

Mas fica um breve resumo: senti-me muito feliz no dia em que a minha bebé completou o seu primeiro mês, mas ao mesmo tempo nem sei como o tempo passou tão depressa!
Recordei o dia em que ela nasceu, os primeiros dias em casa, as primeiras roupinhas (que já não servem), as fraldinhas minúsculas... ok, tanta diferença em apenas um mês??? E agora, como vai ser quando ela começar a completar "anos"? Dahhh, nem quero pensar!

O Dia da Mãe? Foi lindo!!! Eheheh, não recebi nenhuma prenda da minha filhota, mas não faz mal! Só precisava de a sentir bem juntinho a mim, mais nada!
Quatro gerações de mulheres da família almoçaram juntas. Era o almoço das Mães e Filhas! Houve um momento em que parei e fiquei a olhar para a minha avó e disse baixinho, só para os meus botões, "e quando a 1ª geração faltar nestes e em todos os outros momentos?" Não quero pensar nisso... dói só de pensar... mas a lei da vida a isso conduz... Aí recordei a minha bisavó, a minha querida Avó Velhinha - como carinhosamente a chamávamos e fiquei a pensar que seja lá onde ela estiver deve estar a proteger-me a mim e à minha bebé.

E cá temos andado, no meio de noites mais ou menos agitadas, descobertas mútuas diárias e muito miminho, sempre muito miminho, para a minha bebé!

Já se entretém a olhar em redor, ou para o mobile ou alguns peluches; os choros cada vez "falam mais", o que também a denuncia quando é apenas uma birrinha; o banho é dos melhores momentos que temos juntas; reconhece perfeitamente os rostos mais habituais; já pede a chucha, o que facilmente se confunde com um pedido de mama, mas enfim... e por aí fora!!!

Esta semana vai ser muito preenchida! Temos muitas coisas para fazer:

- BCG;
- Consulta de rotina no pediatra;
- Consulta Pós-Parto da mãe;
- Comprar o novo cd do Beto, que sai hoje! E como eu já o ouvi todo algumas vezes sei que está espectacular!