05/02/2009

Sobre a crise...

Na minha profissão tenho que estar muito bem informada, pelo que além das revistas possíveis e imaginárias (sabiam que há uma revista que se chama Aves e Ovos???) também leio os jornais do dia.

Desfolhar os jornais nas últimas semanas é uma angústia: despedimentos aqui, suspender produções ali, fraudes acolá... e só se fala em crise, crise e mais crise.
Continuo a manter a minha opinião em como há um histerismo muito grande à volta da dita "crise" em Portugal em que, como sempre, se age por antecipação, pelo que "não vamos admitir ninguém, por causa da crise", "não vamos dar aumentos, por causa da crise", "não vamos renovar contratos a termo certo, por causa da crise", "quer gozar as horas de amamentação? Mas sabe, com esta crise precisamos do esforço de todos", blablabla.

Tenho ouvido vários testemunhos de amigos e familiares nesse sentido.

Mas este fim-de-semana, ao ouvir a minha mãe, acerca da crise, pois claro (tínhamos vindo três mulheres do supermercado) e escutei-a com muita atenção, quando disse qualquer coisa parecida com o facto do universo ter desígnios que nem sempre compreendemos à primeira, mas que esta crise talvez surja para nos fazer voltarmo-nos novamente para a família, retrocedendo aos tempos em que viviam três gerações na mesma casa (avós, pais e filhos) para se conseguir viver de forma minimamente confortável e não faltar comida na mesa.

Fiquei a pensar nisto.

Bem, a pensar, só... porque eu e a minha mãe a vivermos na mesma casa seria uma ameaça ao sossego das outras pessoas! :)

Mas partilhar carro, casa, electricidade, aquecimentos, água, TV Cabo, Internet, telefones e por aí fora... já pensaram quanto é que poupávamos todos só aí?

Além de ganharmos em espírito de união, partilha de experiências entre gerações, os mimos dos avós aos filhos, organização e distribuição de tarefas, e por aí fora.

Será que em vez de vivermos todos virados para o nosso umbigo devíamos voltar a aprender a viver em família?

4 comentários:

Inês de Castro disse...

Olha que a tua mãe está muito certa...e sim o que poupariamos.
A ver vamos!

beijocas

sonia disse...

Olha não so em familia. Sabes que por cà a crise obriga a muita gente cohabitar em harmonia. Não faltam pessoas (amigos e mesmo sem se conhecerem de lado nenhum)para viver juntas, dividir despesas. Agora quando vão passar o fim de semana a algum lado até hhà sites de pessoas a oferecerem boleia, para reduzir os custos de gazolina .

São boas ideias. Por causa da crise compra-se menos prendas dispendiosas no Natal e faz-se coisinhas mais originais dando graças a tar todos juntos e de saude.

Beijinhos

Maria disse...

Essa da ameaça ao sossego das outras pessoas... Eu digo o mesmo do meu pai, da minha mãe, infelizmente já não posso dizer.

Lara disse...

Sonia,não tinha ideia de como as coisas se processam aí, mas sem dúvida parecem muito mais inteligentes que nós!
É bom ouvir o teu testemunho!