09/09/2008

A (difícil) adaptação

Estou com a sensação de que me passou um camião por cima, filha.

A adaptação à nova escola não está a ser fácil.

Começaste a chorar ainda em casa. O caminho todo até lá também.

Entrei na sala contigo, com calma e sem te pressionar muito, olhando discretamente para o relógio para não me atrasar. Depois de abracinhos e choros, disseste-me “Vai para o trabalho, mamã. Dá cá beijinho”. Sol de pouca dura. Choraste novamente, duas coleguinhas tuas também se sentaram no meu colo procurando consolo… os meus olhos marejados de lágrimas. Por fim, trocaste o meu colo pelo da tua educadora e lá consegui vir-me embora.

Saí a porta da escola (finalmente eu) em pranto. Triste porque vi o esforço que fizeste para ficar, de cara apreensiva e assustada, o que não é nada típico em ti. Via-se mesmo que tentavas ser forte, mas que não estavas a conseguir.

Vejo também que a tua educadora não tem mãos em tantos meninos e tanto choro. Um dia de cada vez… vamos lá ver como é que vai correr nos próximos dias.

Mas estou triste, de coração apertado.

Hoje só tive vontade de largar tudo e poder ficar contigo o tempo que fosse preciso até te acalmares.

Prometi que logo, depois do banhinho e do jantar, fazíamos uma festa do pijama.

Vamos divertirmo-nos muito e tentar ter mais uma conversa contigo sobre a escola.

Entretanto, dois registos das tuas saídas “cómicas”:

1. Tentávamos que contasses como tinha sido o dia, e respondeste enfadada:
- A Escola é o meu trabalho! (como quem diz, não posso falar disso)

2. À noite, passei-te o telefone à Tia C., para que falasses com ela. Coloquei o telefone junto ao teu ouvido direito. A tua resposta:
- Neste ouvido não, mãe. Este não percebe nada. (andas a ouvir mal outra vez, e precisamente do lado direito)

4 comentários:

Inês de Castro disse...

Bem..estou a ver que há muitas meninas e meninos a entrar na escolinha na blogosfera.

Acredito que custe muito mas vais ver que ela se habitua e começa a gostar muito.

beijocas

Lara disse...

Obrigada pelas tuas palavras.
Ela já andava na escola, mas mudou da creche para a "escola grande".
Não está a ser fácil, não...

Flores disse...

O M. gostou da sala nova, mas ajudou ter ido tudo junto, claro - educadora, auxiliares e amigos. Já o outro... Isto passa. ;)

Saudadinhas.

sonia disse...

Miga, eles TODOS choram!!Mas eu jà sei que assim que virava as costas, (pelo menos na créche, era assim)ela calava-se logo. Tanta vez que fiquei à escuta atràs da porta e ela fazia isso. Mas deixa là...segunda ela entra na escolinha a sério...vai ser a minha vez de a ouvir a chorar e a soluçar...tà lindo.

Se souberes onde comprar comprimidos para a paciência, avisa.
beijinhos e anima-te, isso passa!