04/02/2005

Onda de solidariedade à Infertilidade


Eu e a Maria temos assistido atentas à onda de solidariedade e de debate que invadiu o Fórum Clix, na área de Infertilidade.

A reportagem "Tudo por um Filho", à qual assisti e a qual tanto me angustiou, foi o ponto de partida.

Há quem lute anos a fio por um filho. O sistema de saúde público não consegue ter a capacidade de resposta para estas mulheres, que mais hipóteses não têm que não seja recorrer à medicina privada.

Não lhes invejo em nada a dor, a ansiedade, as depressões... admiro-as profundamente, mas... lá estou eu com a mania de ser sincera em relação a tudo, e muito objectiva: o Estado não pode ser culpado de tudo! O Estado deveria agir, sem dúvida, para uma excelente prestação de cuidados médicos, sejam eles em Infertilidade ou não! Mas não podemos agora querer mudar agora tudo, não é?

Para isso teríamos que fazer listas de prioridade: crianças que passam fome e não usufruem de cuidados primários, velhotes na solidão e também sem cuidados ou apoio da família, reformas ridículas após vidas de árdua labuta...

Eu acho é que temos é que analisar primeiro porque é que hoje em dia há níveis tão altos de infertilidade!

Eu acho é que temos que nos interrogar se não existem métodos contraceptivos adequados a miúdas de 15/16 anos que não seja a pílula, que tomam anos e anos a fio até decidirem ter um filho! O organismo cresceu com a pílula, já repararam? Isso tem que ter consequências...

Eu acho que temos que analisar o problema de raíz.

Lutem pelos vossos direitos e sonhos, mas não comecem pelo fim, vão um bocadinho mais atrás e iniciem a luta no ponto de origem!

Acredito que a dor de uma mulher que quer ser mãe e não o consegue seja terrível... eu fui uma das que engravidou "sem querer"... mas não me quero imaginar no papel delas... na dor permanente, na ansiedade...

Mas seria demasiado utópico resolver esse problema apenas com apoios do Estado!...