04/01/2005

Enxoval e listas disto e daquilo...

Hoje "passei-me" um bocadinho com uma situação que me deixou incrédula:

Há uns meses recebi uma listinha de enxoval de uma mamã. Adaptei-a às minhas necessidades e vou usando como lista de "inventário", para controlar aquilo que já tenho e aquilo de que ainda preciso. Eheheh, até tenho lá algumas coisas que descrevo como "lista de capricho", ou seja, que só terei caso "sobre" dinheiro ou alguém me pergunte do que é que eu ainda preciso.

Felizmente tenho quem me empreste quase tudo, ou, pelo menos, as coisas mais caras e isso deixa-me muito feliz e aliviada! Mas são muitos os "facultativos" que estão na lista, porque não constituem coisas indispensáveis.

Nunca usei aquela lista como bíblia, mas sim como um guia, e nessa qualidade a compartilhei com outras mamãs, para que fosse a base do seu trabalho... Mas não fiz qualquer divisão de Lista para Rendimentos dos x aos y € porque acho que cada um sabe de si, não é?...

Foi tão triste e revoltante ler que quem pôs aquela lista a circular deveria ter feito uma advertência de que há lá coisas dispensáveis para mães "com mais necessidades"!...

Resumindo, esta história tem mais coisinhas a tornarem-na uma novela mexicana, mas o que eu queria dizer é que na educação de um filho não há bíblias nem manuais de instruções. Cabe a cada um de nós saber o que devemos fazer perante cada situação, tendo em conta inúmeros factores, que até dependem da cultura social de cada país ou região!!! Era mais fácil se já viesse tudo escrito, não era?

Mas... sempre me ensinaram que a melhor base da sabedoria é a experiência! Por isso eu adoro aprender, ponderar, reflectir, decidir... não quero que façam as coisas por mim! Quero lutar eu por elas! Quero eu remoer uma má decisão, mas semear uma boa decisão depois de aprender com um erro...

Estarei errada?

A gravidez tem feito de mim uma pessoa muito diferente, mas tem contribuído muito, mas muito, para a minha individualidade e segurança em mim própria. E mais... para viver, cada vez menos, com base no que os outros dizem ou pensam.

Porque EU tenho capacidade de decisão, graças a Deus!

Oiço os conselhos, mas só retiro deles o proveito que julgo que deva retirar.

E, sabes, Maria? Tenho orgulho em mim!!!

Por isso, àqueles que me andam a "chatear a cabeça": vão-se lixar!

3 comentários:

Anónimo disse...

Lara acho que tens toda a razão. Alguém te pediu uma opinião e tu deste. Agora cada um sabe de si e não és tu q vais adivinhar o orçamento de cada um. Já agora se me quiseres facultar a lista (não terás criticas) é mesmo porque ando um pouco baralhada e as que encontro na net são todas brasileiras. Bj ana
xapinha.blogs.sapo.pt
anamota100@hotmail.com

Anónimo disse...

Lara,

Tu és a maior! Força! O teu caminho não vai ser fácil, mas vais conseguir!
Bjs do amigo de C.
E

Anónimo disse...

Excellent, love it! » »