15/11/2004

Recordar as ecografias... até hoje!


Ao ler o testemunho de um amigo sobre a eco das 12 semanas, deu-me vontade de recordar cada uma delas:

1ª Ecografia - 6 Semanas e 6 dias (10 de Agosto)
No dia 10 de Agosto, fui ao hospital do SAMS fazer a primeira ecografia.
Ia super nervosa, até porque ainda não se sabia se era mais do que um embrião, uma vez que pela parte da família do pai havia a possibilidade de serem gémeos. Confesso que essa ideia me deixava aterrorizada. Para um filhote eu até estava preparada, mas para dois??? Meu Deus, ajuda-me!...
Por coincidência, quem me fez essa eco foi o médico que é hoje o meu obstetra - o Dr. Pedro Faustino.
Cheguei e em dois ou três minutos confirmei que era só um embrião, que o coraçãozinho batia muito depressa (ouvir o coração dele foi mágico... lindo... nunca vou esquecer!) e que media 5,6 mm.

2ª Ecografia - 8 semanas e 5 dias (23 de Agosto)
Esta ecografia foi um bónus, uma vez que tinha uma credencial da caixa "a mais" e resolvi aproveitá-la para confirmar que estava tudo bem com a minha pipoquinha.
Mas, para ser sincera, foi aquela de que menos gostei. Não consegui ver nada, o médico não deixou ouvir o coração e foram mais dois ou três minutos sempre a despachar... 2,5 cm de gente, com uma particularidade: registo de movimentos fetais! Isto era a pequerrucha a fazer-se anunciar muito irrequieta!... O importante era saber que estava tudo bem e a decorrer dentro da normalidade!

3ª Ecografia - 12 semanas e 2 dias (17 de Setembro)
Recordar esta ecografia deixa-me de lágrimas nos olhos...
Entrei no gabinete, cumprimentei o médico, ele pediu-me que me deitasse na marquesa, colocou-me o gel e... quando passou a sonda e eu vi reflectida no monitor a imagem do meu bebé dei por mim a chorar: sim, era a imagem de um bebé, eu via perninhas, bracinhos, sempre a mexer... aquele era o meu bebé? Meu Deus, como estava grande!!! 5,48 cm que ainda hoje me enchem o coração cada vez que recordo a imagem com que fiquei!!! Vi-o por a mãozinha na carinha, fazer piruetas, cambalhotas... eheheh, e o médico sempre a dizer que não parava quieto e que assim não conseguia ver o que queria! Eu ria e chorava, chorava e ria... "Desculpe, Sr. Dr, estou muito emocionada!" Saí do centro de ecografias de cassete de vídeo e prints na mão, como se levasse ali o mundo! O meu Mundo! Bem... senão da questão: a cassete de vídeo não ficou gravada por falha do vídeo do centro de ecografias... só eu tenho na lembraça aquela ecografia! Dividi com o pai cada mm da minha emoção. Eu estava doida de alegria e de emoção... Acho que foi dos dias mais felizes da gravidez!...

4ª Ecografia - 16 semanas (13 de Outubro)
Agora faço uma eco todos os meses, quando vou à consulta de rotina, com o Dr. Pedro Faustino.
Nesta ecografia estava calminha, mas ansiosa para saber o sexo do meu bebé, uma vez que não deu para saber na das 12 semanas. Quando vi o meu bebé no monitor tive outro choque: estava enorme e cada vez mais com ar de bebé a sério! Mas a posição não era muito confortável e eu não conseguia ver muito bem o que se passava. Mas não me esqueço das palavras do Dr. Pedro Faustino: "Está a ver isto a piscar? É o coração? E aqui é o estômago, a bexiga... (continua a descer) e temos aqui uma menina!". Pronto, deu-me a deixa para eu me começar a rir que nem uma tonta!!! Só me conseguia rir... mas também fiquei com pena de não ser um menino... Vá-se lá perceber porquê, mas o certo é que já tanto me fazia se era um menino ou uma menina!!! Mas pronto, claro que estava super feliz por saber que ia ter uam menina! Desta vez a cassete de vídeo ficou bem gravada e deliciei-me em casa, com a família, a ver a minha pequerrucha com a sua acitividade do costume: desde que começa até que acaba a eco ela não pára quietinha! Até dá para vê-la a "andar" dentro da minha barriga. Só se vêem os pézinhos a mexer!... :) É tão linda, a minha princesa!

A próxima é já no dia 17!!! Depois virei cá contar como foi, com certeza!

3 comentários:

ni disse...

Nós tb ficamos à espera, ansiosos, por mais novidades!
Que tudo continue a correr mt bem!
:o)
Beijinhos e abraços
Lia
(http://todasascores.ignatz.alojamentos7.com/)

Anónimo disse...

Olá,
Só tu para me fazeres sorrir logo de manhã!
Com que então um Blog!
Foi muito boa ideia, porque para além de desenvolveres as tuas capacidades de escrita, dás (de uma só vez) a possibilidade de todos os amigos acompanharem a tua gravidez!
Beijos e desejos de muitas felicidades vindas de norte!(Norte?! Apenas norte de Lx,Claro!)

Lara disse...

Opá... quem escreveu este post é amigo, daqueles amigos de sempre, porque me conhece bem e sabe que eu sou muito cusca: não assinou o post!!!
E agora? Quem és tu?
Já tentei perceber pelo discurso, e também por aquela frase de "vindas de norte! (Norte?! Apenas norte de Lx,Claro!)."
Por outro lado arrisco um palpite... será que com uma fatia de Pão de Ló de Ovar eu ficava mais elucidada???