03/06/2006

14 Meses

Fizeste 14 meses há uns dias.

A nível de fala:
- repetes tudo, mas nem sempre se percebe;
- o "p" era "t", mas agora já o dizes correctamente. E até andas a treinar: "pa", "pe", pi";

Marcha:
- Andas cada vez melhor e com muita estabilidade. Já damos alguns passeios na rua, mas sempre de mão dada. Não que sejas tu a ter medo, mas sim eu. Os nossos passeios são muito irregulares para que te aventures sozinha!

Desenvolvimento motor:
- Já pegas numa esferográfica como os "crescidos";
- Sentas-te sozinha;
- Sobes a rampa da escolinha agarrada ao corrimão;
- Adoras subir e descer pequenos degraus (escadas só sobes pela minha mão. Descer? Por enquanto, nem pensar! Mais uma vez por causa do medo da mãe);
- Queres comer sozinha. Pegas razoavelmente bem na colher.

Obediência e limites:
- Estamos melhores neste campo. Já obedeces ao "não", se bem que nem sempre o respeitas. E começas a saber que há coisas que não podes fazer, ainda que estejas sempre a tentar ver se consegues sem que ninguém dê conta.
Outros pormenores, ou seja, gracinhas: entras em qualquer carro e pedes música, a apontar lá para a frente, onde está o rádio. Depois danças e cantas! Tens a mania de tentar abrir as portas.

Alimentação:
- Uiui... aqui está a dor de cabeça diária da mãe! Agora deste em não querer comer em casa. Na escola comes como sempre comeste. Comigo pedes bolachas (sabes onde estão, pois claro), apontas para a fruta, pedes brinquedos que atiras furiosamente para o chão, agitas o braço como se estivesses a enxotar moscas quando me vês avançar com a colher em direcção à tua boca, e por aí fora... Resultado, há muitos dias que não jantas. Não queres comer, não comes! Mas ainda vou experimentar mudar a cadeira de refeições para a sala, a ver se dá resultado.
- Adoras pão. Chegas à mercearia e começas logo "pão" e, claro, nem que seja do pão guardado arranja-se sempre uma pontinha de para a menina, contamina... eheheh
- Pêras. Não ligavas muito quando eras mais pequenina, mas agora adoras comer pêra williams. Se for preciso comes logo uma inteira!
- Leite. Definitivamente já te habituaste ao leite de crescimento, mas se te der do "meu", também bebes. Acabou-se o leite de lata. 250ml de manhã e 250ml à noite. Boa média, né?

A tua paixão do momento:
- Mamã. Andas muito agarrada à mamã. Mesmo quando estás também com a avó MJ. Mas já sabes perfeitamente quem é cada uma das pessoas que te rodeia e tens com cada uma ligação muito especial e muito própria.

E a má noite que me deste hoje, que estás adoentada, não me deixa organizar melhor as ideias... devo estar a esquecer-me de muita coisa, paciência.

Estás a dormir a sesta e eu acho que vou aproveitar para me juntar a ti!

3 comentários:

Loira disse...

Qualquer dia está a cravar-te dinheiro para ir à discoteca ;)! Parabéns pelos 14 meses.

Anónimo disse...

Parabéns pelos 14 mesinhos :)

Anónimo disse...

Excellent, love it!
» »