26/10/2005

Personalidade Forte

A directora do colégio da Maria, que é também a educadora da sala dela, disse-me hoje que a Maria tem uma personalidade forte e que era previsível que iniciasse já a etpa do gatinhar, uma vez que é muito activa, ou seja, não pára quieta.

Sei que estas duas características da minha filha - personalidade forte e ser tão mexida, vão dar-me muitas dores de cabeça...

Senão vejamos:
- Quando chegamos a casa depois do colégio é horinha de fazer um soninho. Todos os dias é uma birra sem igual... chora, não quer brincar, adormece, depois acorda novamente em segundos, e por aí fora... Tenho que criar uma rotina para acabar de vez com esta birra diária.
- Depois do banho só queria atenção. Chorava copiosamente quando a deixávamos sózinha e calava-se imediatamente e sorria quando nos chegávamos perto dela.
- Ao colo não pára quieta, o que faz com que nos custe mais aguentar com ela ao colo quando está de birrinha.
- Só ficou no carrinho à hora do nosso jantar em troca de uma côdea de pão, para a manter entretida. Caso contrário, esperneava e levantava a barriga, como quem diz, "tira-me daqui incompetente!"

Mas há um momento do dia em que é um anjo de menina: por volta das nove e meia, dez horas, pede o seu biberão de leite (tenha comido uma ou quatro horas antes) e adormece a bebê-lo. Quando a viro para mim, a dormir, à espera que saia um arrotinho, fico a olhá-la, profundamente adormecida, e acabo sempre a pensar o mesmo: lembro-me de quando ainda era uma recém-nascida... aquele ar sereno e tranquilo, de quem está de bem com a vida. Vou pô-la na caminha, aconchego-a e sussurro "Amo-te muito!"

Hoje fui, finalmente, comprar umas ampolas para o cansaço. Perante os sintomas que indiquei, a farmacêutica chamou-me a atenção de que a depressão pós-parto pode aparecer até um ano de idade dos bebés. E esta, hein? Pelos vistos não fui mordida por este "bicho" quando a Maria nasceu, mas agora ele quer dar-me cabo da cabeça! NEM PENSAR!!! Ampolas para a frente!

Sem comentários: