07/12/2004

Crescer... para te receber...


Minha princesa, ontem dizia-lhe (tu sabes a quem) que tenho a impressão de que ultimamente tenho levado as maiores lições de vida que podia imaginar! Sinto que cresço de dia para dia para te receber enquanto tua Mãe.

Não considero que fosse uma pessoa infantil ou imatura, mas também concluo que só nos podemos preparar para sermos mães quando ficamos grávidas e começamos a viver de uma maneira completamente diferente.

As minhas prioridades mudaram, a maior parte dos meus objectivos também, os meus hábitos... até a minha maneira de ser tem mudado incrivelmente.

Certo dia, uma amiga a quem referi que me sentia mais fria e desligada do que antigamente disse-me, mais ou menos por estas palavras, que a gravidez não fazia ninguém mais frio, pelo contrário... Pois olha que a mim transformou-me, e muito, numa pessoa igualmente meiga e calorosa como sempre fui, mas também muito mais fria. Já não necessito de carinho como necessitava antes. Estou mais reservada, mais quieta, mais fria com quem me rodeia.

Continuo a não resistir a pegar ao colo numa das minhas meninas e dar-lhes muito miminho... continuo a não resistir em dizer ao meu melhor amigo (e maior amor que alguma vez vivi, maternidade à parte) que o adoro, continuo a procurar o colinho de algumas pessoas da família... mas... estou diferente... tão diferente que até me assusta.

Não tenho, nem nunca tive, um feitio fácil, mas assusta-me estar que nem leoa a proteger-te, minha cria, e querer fazer tudo para não afectar o teu sossego e paz... Porque tenho deseonvolvido mecanismos de defesa, afasto-me do que me perturba sem pestanejar, estou mais virada para mim e para o meu Mundo (meu e teu apenas). Quem vier vem, quem não vier que não venha... Descobri que finalmente estou a aprender a não estar, nem um bocadinho que seja, preocupada com o que os outros dizem, com o que os outros pensam...


Eu, tu, e mais quem tem tanto direito como eu a acompanhar-te na estrada da vida havemos de seguir o nosso caminho e só nos rodearmos de quem quiser sorrir ao nosso lado, não é, filha? Não te posso proteger de todos os males na vida. Com muita pena minha, ao que parece, nem sequer te poderei vir a proteger de situações semelhantes àquelas que me fizeram sofrer mais em criança... Mas posso ensinar-te a pegares o touro pelos cornos... como eu não sabia fazer...

Aliás... não sou eu que te vou ensinar... foste tu que me vieste ensinar... E barriguinha com barriguinha, aprendemos juntas! Um dia só me caberá ensinar-te em que situações deves aplicar essa lição...

2 comentários:

InêsN disse...

:o)
Lara, também tenho sentido uma maior "frieza" em mim...um dia comentei-o com a coordenadora do projecto em que trabalho e ela disse-me que se tratava de um mecanismo de defesa, tal como tu referes neste teu post maravilhoso! Não considero que na minha essência tenha mudado...apenas que agora só dou valor ao que merece ser valorizado! E que grande aprendizagem, essa ;o)
Um beijinho grande e obrigada por este post que tanto me disse!!
Inês&ervilhO

Anónimo disse...

Bonito texto... realmente nunca paramos de aprender!!!
Ser mulher é maravilhoso, temos uma capacidade de mudança muito superior ao homem!! O facto de termos uma criança a crescer dentro de nos muda muita coisa mesmo!!!
Muitas beijocas
PM
www.quasegravida.blogspot.com