20/11/2004

O Parto


O parto assusta-me... ouvem-se 1.001 histórias de partos e, na sua maioria, cada uma é mais horrível que a outra. Felizmente que também há histórias bonitas e encorajadoras.

Ontem assisti ao Jornal da Noite, na TVI. Deram bastante destaque à acusação de homicídio por negligência de um médico do Hospital Amadora Sintra, bem como à chefe de serviço. Essa notícia deu-me ainda mais medo da hora do parto... Erros acontecem, dias maus na nossa profissão temos todos... mas, bolas, erros comigo ou com a minha Princesa NÃO!!! Fiquei ainda com mais medo do que aquele que já tenho dos hospitais públicos!!!

Pelo menos no particular posso exigir, posso ter alguma flexibilidade a escolher a equipa que me vai assistir, posso ter uma pessoa comigo o tempo todo (mamã, acho que és a destacada!!!)...

Tenho uma postura de exigente com a qualidade dos serviços que me são prestados, tanto com os fornecedores na minha profissão, como com os serviços públicos, como com o restaurante onde me sento para tomar uma refeição... Por isso não serei daquelas parturientes com medo de falar, de chatear algum elemento do pessoal médico... Não, eu preciso deles e tenho que confiar no seu trabalho, mas também estão a prestar-me "um serviço" e eu quero que seja de qualidade e com todos os meus direitos salvaguardados!!!

O seguro que tenho por parte da empresa onde trabalho é uma anedota... 573,62 € de limite para um parto normal!!! ANEDOTA!!! 1.346,75€ pela cesariana!!! ANEDOTA PARTE II!!! Até vos digo que nas outras coberturas tem limites razoáveis. Este é que é uma vergonha... devem achar que assim desencorajam as mulheres trabalhadoras a ter um filho, eheheh.

Como esta gravidez não foi planeada, já não vou a tempo de fazer nenhum seguro adicional, mas vou fazer os possíveis para ser assistida num hospital privado (Meu Deus, ajuda-me...) e tornar o parto o mais humanizado possível... além de poder ter comigo o meu obstetra, claro!

Hei-de conseguir... Julgo que tenho sido ponderada com outro tipo de decisões que implicam, ou não, gastar dinheiro que faz falta para outras coisas também em benefício da miúda... Julgo que tenho sido o mais honesta possível para com quem tem o direito de tomar essas mesmas decisões transmitindo informação sobre o assunto e opiniões profissionais que vou recolhendo... Mas em relação ao nascimento da princesinha Maria acho que tenho razão... vamos ver... ainda tenho/(temos) algum tempo para decidir/(mos).

Opá, isto de ser mamã é complicado... tantas decisões para tomar e que não me afectam só a mim!!!

Maria, só por isto tudo, dá um carinho na barriguinha da mamã, meu Sorriso lindo...

4 comentários:

Mãe disse...

Lara,

Sei que já deves ter ouvido isto montes vezes..mas tem calma!

Eu tive os meus 2 filhos em hospitais publicos e correu tudo bem!

O Ri foi no HSFX e o Bê no dito Amadora Sintra!

Tive a minha medica comigo no Hospital publico..foi inclusivamente ela que marcou o parto para poder fazê-lo!

Na grande maioria correm bem.......Não te preocupes com o parto antes dele..........não VALE A PENA e só te enervas!

E já agora..nem ouças as más historias.....só as boas!

Tranquilidade Lara é o que precisas!

Beijinhos

Ana

Lara disse...

Obrigada, Ana, pela tua mensagem de incentivo!

Tenho realmente muitos receios em ir para o público... mas ainda há algum tempo para decidir e, mais importante, para me acalmar!

Beijinhos grandes, para ti e para os teus meninos!

Lara disse...

Olá, Susaninha!!!

Eu comecei por ser seguida no Centro de Saúde, mas tive uma experiência péssima com o obstetra da Saúde Materna... e deixei de ir lá.

Eu sei... por isso quero conseguir manter a calma no dia do parto...

Mas acho que vou querer a minha mãe junto de mim porque além de reiki ela sabe mais uma série de técnicas orientais para a dor e relaxamento... acho que é uma boa aquisição para o parto!!!

Mais não seja porque as mãos das mamãs têm sempre aquele encanto especial, e aquele efeito calmante que nós também já sabemos ter com os filhotes ainda na barriga, não é?

Beijinhos grandes, meus e da Maria, para ti e para o Gonçalo!

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »