12/05/2008

Uma amiga perguntava-me...

"O que é para ti a amizade? Como é que a explicarias à tua filha?"

Pois bem, filha, para mim amizade é um sentimento, um estado ou uma relação que cada vez consigo explicar menos.

Hoje em dia não disserto acerca deste tema, porque estou (e muito) desencantada. Este desencantamento não me traz mágoa, nem pena, nem qualquer tipo de sentimento negativo. Apenas indiferença. Ou pelo menos luto para que assim o seja.

Deixei de pensar nele e querer exprimi-lo por palavras. Limito-me a agir de forma racional, dando provas de amizade a quem acho que tenho que dar e pouco mais. Já precisei muito mais dos amigos do que preciso hoje em dia. Essa dependência, que de vez em quando roçava o doentio de tão falsa que era, desapareceu.

Hoje em dia tenho os amigos com que falo quase todos os dias, os amigos com quem desabafo uma angústia ou uma preocupação, os amigos com quem rio à gargalhada, os amigos com quem saio, os amigos com quem me perco numa tarde de compras, os amigos com quem compartilho os teus sorrisos ou os amigos com os quais vejo o pôr-do-sol em silêncio. Nem sempre são precisas palavras ou promessas de amizade eterna. E muito menos distingo os amigos com letra maiúscula ou minúscula.l

Prezo-te sim a ti, à família, ao teu pai e ao nosso porto de abrigo.

E tu, filha, és a minha melhor amiga.

És a minha melhor amiga quando ligas a televisão para eu ver as notícias.

És a minha melhor amiga quando pões creme no meu braço porque tenho um dói-dói.

És a minha melhor amiga quando te afundas no meu colo e me fazes festinhas na cara e me prendes uma madeixa de cabelo solta por detrás da orelha.

És a minha melhor amiga quando fazemos palermices juntas e nos rimos à gargalhada.

És a minha melhor amiga quando me ajudas a escolher a roupa para vestir.

Ou seja, filha, a amizade está nas coisas mais simples da vida... e eu tenho muita sorte por ter uma amiga como tu.

Mesmo quando tenho que deixar de ser amiga para ser mãe. :)

6 comentários:

Flores disse...

Em q categoria eu estou? :)

Lara disse...

hum... não queria colocar as coisas por categorias, mas:
- Posso não falar contigo todos os dias;
- Já desabafei contigo angústias ou preocupações;
- Damos muitas gargalhadas juntas;
- Saímos, ainda que muito raramente;
- perder-me nas compras contigo não me parece boa ideia... de certeza que tens mais pedalada do que eu para calcorrear lojas e mais lojas;
- nunca vi o pôr-do-sol contigo, muito menos em silêncio...
Mas conto contigo, porque sei que o posso fazer e espero que também saibas que podes contar comigo! :)
Satisfeita? :P

Flores disse...

eu já me dava por satisfeita com a categoria partilhar tartes merengadas. :)

Um beijinho

Flores disse...

Ah, fui dos primeiros amigos a ver a Maria ao vivo e a cores. Dever querer dizer alguma coisa, não? (Ok, ok, pode querer dizer q estava de licença, mas não só. :))

Lara disse...

Oh, rapariga, nunca me vou esquecer disso! :) Cof, cof, ainda que eu só tenha conhecido o Martim, ao vivo e a cores, também nesse dia! E que matulão que ele era e lindo, lindo, lindo! Dos bebés mais lindos que vi até hoje!!!
Gosto muito de ti! :P

sonia disse...

Apesar das palmadas de hoje e das crises de nervos, espero também que a minha Larita me considere sempre como uma amiga!
beijinhos Lara grande :)