Mostrar mensagens com a etiqueta Saídas cómicas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saídas cómicas. Mostrar todas as mensagens

29/09/2009

Atrapalhações linguísticas

- Mãe, ontem estive com o meu madrinho e com a rapariga dele.
- Rapariga??? A namorada dele, não?
- Sim, a rapariga dele... E ela brincou comigo às cavalhotas!

- Eu quero fazer ballet, para ser uma balletreira!

- Olá, sr. arranjeiro dos carros!!!

(não resisto... não posso esquecer-me destas tiradas linguísticas diárias e constantes)

08/06/2009

Previsões de tempo

- Mãe, amanhã vai chover!

Agora vê o boletim meteorológico!

02/06/2009

Momentos

- Mãe, porque é que eu ando a merecer tantos presentes?
(reflexos do Dia da Criança e das lembranças que recebeu)

- CM, ontem quando o R. ir embora eu empresto-te o carrinho.

- O que é que comeste em casa da avó?
- Frango e massa e mais nada que te interesse.

22/05/2009

Atrapalhações linguísticas

- Mãe, a nossa porta da rua tem que ser pintada, sabes? Olha para isto, está toda despintada!

20/05/2009

5 Estrelas

Oh, filhinha linda, portaste-te MUITO bem nos últimos dois dias.
Estou muito satisfeita contigo.

É tão fácil ser tua mãe nestas alturas! :)

Ontem quiseste ajudar-me a espumar as laranjas e pediste-me para passar o regador no teu rabinho, durante o banho.

06/05/2009

O seu a seu dono

Desde que a Maria nasceu que eu e o pai nos tratamos, muitas vezes, por "papá" e "mamã".

Ontem pediste para falar com o pai e a seguir falei eu. Despedi-me:
- Beijinhos, papá. Fica bem.

Ao desligar, vejo uma menina de mão na cintura, cara de má:
- Porque é que chamas "papá" ao MEU pai? Ele não é teu pai!

Mai nada, minha rica filha. Não repito a gracinha, eheheh.

22/04/2009

Apetite nocturno

Já tinha comido cereais.

Continuou a dizer que tinha fome e a adiar adormecer.

De repente, vira-se, muito ofendida para mim:

- Queres que eu morra à fome, queres?

Como é que disse???

16/03/2009

Curtas

Curta I - Pudor aos três anos
- Bem, avó, agora vou por a fralda à Maria, para ela ir dormir. Depois falamos, ok? - dizia eu à Avó Velhinha, ao telefone.
- Oh, mãe, porque é que tu estás a falar do meu rabo às outras pessoas?

Curta II - Mania que é esperta
- Mãe, põe açúcar na gelatina, por favor.
- Oh, Maria, santa paciência, a gelatina já é doce, não se põe mais açúcar!
- Oh, mãe, é para eu ficar mais docinha.

Curta III - Confusões linguísticas
- Mas a Beatriz também vai ao aniversário da Maria Emília?
- Achas que ela tem biscoito*, mãe???
* culpa de alguém que chama "convites" aos biscoitos do cão...

Curta IV - Mãezite e paizite hiper-aguda
- Eu não quero saber de mais ninguém, só do meu pai e da minha mãe. Não me interessa mais nada.

Curta V - Mania de que é gente
- Olha, Maria, eu não estou para aturar as tuas birras matinais, sabes? Começas a deitar-te mais cedo e ponto final.
- E tu também, mãe - dito com um ar altivo, como se uma meia dose daquelas mandasse tanto como eu!

10/02/2009

"´Pás"

- Mãe, eu tiro a massa do micro-ondas.
- Maria, não inventes. Podes queimar-te. Está quieta.
- Eu vou buscar as tuas pás, mamã.

(Pás=pegas)

09/12/2008

Curtas

Curta I
- Mãe, quando eu era bebé bebia leite das tuas maminhas, pois era?
- Sim, filha.
- Deixa-me beber leite das tuas maminhas.
- Tonta! Já não há leite, só há quando os filhos são bebés! Não tenho...
- Então... então vai arranjar o leitinho e põe nas maminhas!

Curta II
- Maria, queres dormir aqui em casa da avó? - perguntou a avó MJ.
- Não. Depois a minha mãe fica sozinha e chora.
(efeitos disto?)

Curta III
- Mãe, vais ao café com a tia?
- Sim, vou.
- E se eu não pedir, compras-me uma pastilha? Eu não estou a pedir, mãe!

Curta IV
Fomos assistir ao espectáculo do Zig Zag e nas duas horas de espectáculo pediste pipocas à família da fila de trás, uma bolacha no intervalo, algodão doce (que detestaste), foste perguntar de que sabor era o iogurte que um bebé estava a comer e correste para uma senhora que ia abrir um pacote de pistachios para o filho. Eu juro que não passas fome e de que até sou mãe para te comprar guloseimas regularmente! :)

Curta V
- Maria, se voltas a deitar os legos para o chão deito-os fora - ralhava a minha madrasta.
- E por acaso foste tu que me comprou os legos? Não podes fazer isso!

Curta VI
- Maria, liga a televisão. Quando eu acabar de assistir à série deixo-te por os Teletubbies.
Continuaste a fazer birra. Fiz-me valer do argumento "Pai Natal/presentes". Temos um boneco Pai Natal junto à televisão:
- Olha, Pai Natal, a Maria está a portar-se mal. Acho que não merece presentes! - disse eu a olhar para o boneco.
- Oh, mãe, este Pai Natal é a fingir...
(mais uma vez fiquei sem resposta, eheheh)

Curta VII
Andamos numa fase de muito namoro. Várias vezes ao dia sou brindada com beijinhos, abraços, encostos, palavras doces ("és a mamã mais linda do Mundo").

20/11/2008

Agora que já passou algum tempo...

... já me dá vontade de rir:

Conversa entre avó e neta:

- Olha lá, Maria, mas tu és algum cãozinho para teres mordido na tua mãe? És? - pergunta a minha mãe, com um tom de voz zangado e crítico.
- Olha, avó - respondes, enquanto abanas as duas mãos - estás a ver aqui algumas patinhas? Estás?

"Remédio" para a tosse


O pai foi buscar-te à escola, e de regresso a casa trazias uma caixa destes rebuçados na mão. Uma mistura de ervas medicionais, com sabor. São óptimos para a tosse.
- Maria, só podes comer mais um, ouviste? Olha o que diz aqui na caixa: comer só mais um ou ficas com cocó mole. Ok?
- Não, mãe... não diz isso... olha, lê: Posso comer um e mais outro, só mais outro. Pode ficar doente com cocó mole e com dói-dói no rabinho.
Que bem que ela já lê/inventa!


12/11/2008

"Tu não és minha filha"

No caminho de regresso a casa vínhamos de mão dada a cantarolar.
Eu comecei a abebezar a música, a brincar.

E tu :
- Oh, mãe, porque é que tu estás a cantar à bebé??? Não podes falar à bebé, mãe. Eu sou tua filha, não sou tua mãe. Estou a falar chinês, mãe?

(fiquei sem resposta, mas grata por ver que o sermão de "quem manda aqui em casa sou eu e nada de inverter os papéis, menina Maria" tem resultado)

10/11/2008

Chiça...

- Chiça, que coisa terrível! Estes meninos não dormem. Que paciência!
Por tudo e por nada ouve-se a expressão "chiça, que coisa terrível". Shame on me, que digo "chiça" (palavra que odeio) para não me sair nada pior. Prometo que vou deixar de dizer.

Por falar em "meninos que não dormem", foste passar a noite de Sábado com o papá, pelo que ontem arrumei calmamente a casa, sendo que o teu espaço também foi (re)organizado. Pois bem, quando chegaste não tardou que não refilasses comigo porque a Giovana não estava na caminha dela, porque o Manuel não tinha a toalha dele (lençol), porque aquele livro não era ali, blablabla...
Chata!
A quem é que sais tão refilona?

E hoje de manhã, comecei o dia a corar, quando no meio do café me advertiste:
- Mãe, esqueceste-te de me dar o remédio!!! (xarope para a tosse)
- Pois foi, Maria - exclamei baixinho.
Levantaste os braços e afirmaste, com veia dramática:
- E agora, mãe??? E agora, vou passar o dia cheia de tosse???

28/10/2008

Caixinha de surpresas

- Mãe, dá-me a tua mão direita.
(não dei por ela aprender a esquerda e a direita e, ainda para mais, ser mais rápida no raciocínio do que eu, que sempre fiz confusão e tenho que pensar primeiro com que mão é que escrevo)

- Mãe, olha o sol!
(olho e vejo desenhado no canto superior esquerdo da folha um sol, com um sorriso e muitos raios. Ai, que não tarde desenha melhor do que eu! O que, verdade seja dita, não é difícil)

- Quero o meu pai, o meu papá. Eu tenho muitas saudades dele.
(enquanto a avó tentava, ao telefone, acalmar os seus soluços. Hora de dormir, claro!)

- Mãe, depois da história do Winnie quero que me contes a história do tio Hugo na praia, descalço, "fazeu" um dói-dói, levou uma pica que doeu e depois no sofá, com a surpresa da avó. A surpresa da avó tinha lápis, canetas, cola, borracha...
(para que é que eu vou contar a história se tu é que defines o argumento??? lol)

09/10/2008

Cavalos Marinhos II

O almoço eram lulas guisadas!

Ou seja, os tentáculos das lulas é que levaram à confusão dos cavalos marinhos...

Ainda não tinha desvendado o mistério porque estava à espera do teu comentário.

08/10/2008

Cavalos Marinhos

- E então, filha, o que é que almoçaste na escola?
- Cavalos marinhos, mãe.

E quem é que adivinha o que são os cavalos marinhos???

09/09/2008

A (difícil) adaptação

Estou com a sensação de que me passou um camião por cima, filha.

A adaptação à nova escola não está a ser fácil.

Começaste a chorar ainda em casa. O caminho todo até lá também.

Entrei na sala contigo, com calma e sem te pressionar muito, olhando discretamente para o relógio para não me atrasar. Depois de abracinhos e choros, disseste-me “Vai para o trabalho, mamã. Dá cá beijinho”. Sol de pouca dura. Choraste novamente, duas coleguinhas tuas também se sentaram no meu colo procurando consolo… os meus olhos marejados de lágrimas. Por fim, trocaste o meu colo pelo da tua educadora e lá consegui vir-me embora.

Saí a porta da escola (finalmente eu) em pranto. Triste porque vi o esforço que fizeste para ficar, de cara apreensiva e assustada, o que não é nada típico em ti. Via-se mesmo que tentavas ser forte, mas que não estavas a conseguir.

Vejo também que a tua educadora não tem mãos em tantos meninos e tanto choro. Um dia de cada vez… vamos lá ver como é que vai correr nos próximos dias.

Mas estou triste, de coração apertado.

Hoje só tive vontade de largar tudo e poder ficar contigo o tempo que fosse preciso até te acalmares.

Prometi que logo, depois do banhinho e do jantar, fazíamos uma festa do pijama.

Vamos divertirmo-nos muito e tentar ter mais uma conversa contigo sobre a escola.

Entretanto, dois registos das tuas saídas “cómicas”:

1. Tentávamos que contasses como tinha sido o dia, e respondeste enfadada:
- A Escola é o meu trabalho! (como quem diz, não posso falar disso)

2. À noite, passei-te o telefone à Tia C., para que falasses com ela. Coloquei o telefone junto ao teu ouvido direito. A tua resposta:
- Neste ouvido não, mãe. Este não percebe nada. (andas a ouvir mal outra vez, e precisamente do lado direito)

21/07/2008

Cuidar do corpo desde pequenina...

... deve ter sido por isso que hoje, enquanto te deixei ficar a brincar no banho, despejaste um frasco inteirinho do meu gel de banho exfoliante...

Estranhei teres saído do banho ao primeiro aviso... pudera, devias ter bolinhas ásperas a arranhar a tua pele sensível!...

Bem, uma coisa é certa, tão cedo não te deves lembrar de fazer outra!

08/07/2008

Breves...

Em casa da vizinha do lado:

- Celeste, quero xixi. Tenho que ir à casa da minha mãe fazer xixi.
- Sim, está bem. Mas podes fazer aqui - respondeu a vizinha.
Hesitaste mas lá entraste na casa de banho da vizinha. Olhaste para a sanita e:
- Ah, está bem, está limpa!!!
(Casas de banho, cadeiras e bancos são sempre sujeitos à tua inspecção prévia. A quem sairás?)

Na praia:

- Ai, que praia tão boa. O sol está fresquinho.

Conversa ao telemóvel:

- Estás a trabalhar muito, mamã. Vem para casa que eu trato de ti, está bem?
(Jura!!!)